Planos para 2012/2013

25/09/2012 09:20

Recebi este texto de um grande professor que conheço, que me fez refletir..e querer, a partir desta reflexão, construir também o meu estatuto para 2012/2013.

O texto diz assim....

 
  • Nenhum aluno será tratado como aluno. Todos passarão a ser tratados como colegas de trabalho/profissão. Serão membros da mesma equipe do professor. O professor, por sua vez, deverá ser visto como colega, alguém talvés mais experiente, sem o intuito de ensinar, mas sim, de conduzir e orientar. 
  • A presença não será mais obrigatória. Cada colega, falante ou atrasado, será alguém que não foi sensibilizado, será o motivador de ajustes de metodologia e deverá ser considerado um talento ainda não contemplado pelo sistema.
  • Projetos serão o núcleo central da metodologia, durante os quais, será necessário apreender conceitos básicos para vencimento das tarefas. Mas, inovação e criatividade serão peças basilares, pois a liberdade e permissão passarão a ser enxergadas, vistas e emaranhadas no progresso dos projetos. 
  • A interdisciplinaridade é inevitável: todos os projetos serão desenvolvidos em meio a integração de campos diversos de conhecimento.
  • O meu curso e a escola do meu filho vão se tornar centros de referência em possibilitar o estudo e a vivência dos colegas. Um dia da semana será reservado ao trabalho em escritórios de design, agencias de propaganda, escolas de dança/teatro, em lojas de comércio, varejo, indústria, ongs, etc.
  • Desta forma, inicio o estatuto do futuro da minha visão como educador. Vou tentat mudar o mundo, mesmo que seja o meu, porque penso pequeno, penso localmente. Vou ao menos tentar!

Luciano Mattana 

Professor  do Curso de  Publicidade e Propaganda - UFSM